UFSC obtém autorização para utilizar animais em aulas



A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estava proibida de usar animais em suas aulas de medicina, poderá voltar a utilizar o recurso didático. A suspensão da proibição foi dada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Tadaaqui Hirose.

Em seu voto, Hirose explicou que, “embora veja como necessária a adoção de métodos alternativos pelo meio científico, certo é que a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa está devidamente regulada por lei em vigor (...)”.

A ação, movida contra a universidade por uma entidade de defesa dos animais, gerou a determinação de proibição do uso de animais pela Faculdade de Medicina da instituição. No entanto, o presidente do TRF4 entendeu que a UFSC não aplica métodos considerados cruéis nos animais, como o uso de cães e a ausência de anestesia em outros animais, e que a própria sentença anterior havia reconhecido isso.

A suspensão da proibição vale até o término do processo, que está em segunda instância e ainda não tem decisão final. Cabe apelação contra a decisão do desembargador federal. Outros processos semelhantes correm na Justiça contra universidades em Porto Alegre e Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul. Todos os processos ainda estão em andamento.

Fonte: Agência Brasil



11/10/2013 11:08


Artigos Relacionados


ESTADO DA BAHIA E 4 PREFEITURAS OBTÊM AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATAR EMPRÉSTIMOS

Abertas inscrições para residência médica na UFSC

Na volta às aulas, estudantes da rede estadual terão aulas de recuperação

Ideli saúda novo reitor da UFSC

Professores da UFSC lançam livro nos Estados Unidos

Petrobras e UFSC inauguram laboratórios de pesquisa em gás natural