UFSM quer atrair universidades para programa de desenvolvimento
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria apresentou aos deputados da Comissão de Assuntos Municipais agora à tarde,28, a proposta de criação da Escola de Administração Municipal, um programa envolvendo as universidades publicas e privadas do Estado, sob a coordenação da Assembléia Legislativa, para sistematizar ações, visando a formação de recursos humanos especializados em todas as prefeituras do Estado. O reitor justificou o projeto, dizendo que com a participação de todas as universidades o assessoramento às prefeituras se fará de forma maciça.
O reitor Paulos Sarkis, único reeleito para o cargo na UFSM, é responsável por uma série de programas conveniados com prefeituras nas diferentes áreas administrativas. Também, o reitor vem fazendo a difusão de tecnologias, tendo obtido o reconhecimento de organismos internacionais como o BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) e nacionais, como o BNDES e o Ministério da Fazenda, que facilitam a liberação de recursos para os projetos de modernização das prefeituras executados em parceria com a UFSM. È o caso da prefeitura de Canoas que foi contemplada com R$ 9 milhões de financiamento do BNDES para desenvolver plano de melhoria da área tributária e da gestão dos setores sociais básicos, que há duas semanas vem maximizando o sistema de atendimento do contribuinte, agilizando o serviço nos postos de atendimento.
Ontem o reitor Sarkis firmou convênio com a Universidade Católica de Pelotas(UCPel) e Universidade Federal de Pelotas para prestação de assessoria em informática à prefeitura de Pelotas.
“A marca da única universidade brasileira que aprova anualmente mais de 60% dos vestibulandos oriundos de escolas públicas, junto com a inovação do PEIES, atividade desenvolvida com 450 escolas do Estado capacitando alunos do segundo grau para o ingresso universitário pela classificação de notas. Com os resultados visíveis dos projetos aplicados em dezenas de municípios dá legitimidade ao apelo do reitor Sarkis para que as demais universidades do Estado integrem-se no programa de reconversão municipal a ser liderado pela Assembléia Legislativa”, destacou o deputado João Luiz Vargas que acompanha os programas das prefeituras conveniadas com a UFSM.
08/28/2001
Artigos Relacionados
MDA quer parceria com universidades para promover o desenvolvimento rural dos territórios
Reitor da UFSM quer uma universidade estadual com igualdade de acesso
Saturnino quer atrair investimentos para o audiovisual
Brasil quer atrair indústrias de medicamentos para reduzir preços
Comitê quer atrair mais turistas sulamericanos para o Brasil
Papaléo quer incentivos para atrair médicos ao interior do país