Uma aula de metrologia no Ipem



Estudantes visitaram o laboratório de pré-medidos e o museu metrológico do Ipem

O Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadaniado Estado de SãoPaulo, recebeu nesta quarta-feira, duas turmas de 45 alunos da 6ª série da Escola“Domus Sapientiae” (Itaim Bibi). Os alunos fizeram uma visita guiada ao laboratório de pré-medidos da Capital, onde são feitas as verificações da quantidade correta dos produtos coletados diariamente pelos fiscais do instituto.

A chefe do departamento de produtos pré-medidos, Heline de Campos, e Vera Lúcia Gonçalves, responsável pelo laboratório, recepcionaram os alunos. Na ocasião foi feita uma apresentação de todas as áreas do Ipem-SP e um resumo do que este faz na área da metrologia, ciência da medição, com informações para facilitar a defesa dos direitos do consumidor, tais como sempre prestar atenção no momento de pesar um produto na balança, e dicas sobre outros instrumentos de medição, a exemplo de taxímetros e bombas de combustíveis.

Em seguida, após a exibição de um vídeo institucional com cerca de 13 minutos, os estudantes puderam acompanhar passo a passo o trabalho que ocorria naquela hora no laboratório e que despertou muito a curiosidade dos meninos e meninas, que queriam saber todos os detalhes nos exames da quantidade correta das embalagens de chocolates e de tempero.

À frente do grupo, o professor Antônio Alexandre, explicou que a idéia era fazer com que os alunos pudessem vivenciar uma aplicação prática do que eles estudam sobre medidas na escola. Como são usadas unidades de medidas e como isso pode ser conferido. “É importante que eles entendam que um conceito abstrato como média de erros tem uma conseqüência para suas vidas”.

O recado foi entendido pelos jovens, como Amanda, de 12 anos, que afirmou ter sido “muito bom saber que tem alguém que verifica as coisas que a gente compra no supermercado”. Outro aluno, Felipe, também de 12 anos, resumiu: “Realmente, gostamos muito de saber como funciona o Ipem, o Inmetro, além de conhecer várias coisas sobre os produtos”. A mensagem foi deixada no livro de registros do Museu Metrológico do Ipem-SP, que também fez parte da verdadeira aula de metrologia no instituto.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(S.M.)



10/11/2007


Artigos Relacionados


Justiça: Ipem-SP recebe delegação do Instituto de Metrologia da China

Inscrições abertas para técnico e especialista em metrologia e qualidade do Ipem-SP

Ipem-SP abre inscrições para técnico e especialista em metrologia e qualidade

Ipem-SP abre nesta segunda inscrições para técnico e especialista em metrologia e qualidade

Inmetro comemora Dia Mundial da Metrologia na sexta

Representantes de institutos de metrologia se reúnem em seminário