Umidade do ar chega a 7% no Distrito Federal



O Distrito Federal (DF) chegou a registrar na tarde da terça-feira (10) umidade relativa do ar de 7%, de acordo com medições da Climatempo, empresa privada de meteorologia, e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O índice caracteriza estado de alerta máximo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou outro índice, de 16%.


De acordo com o meteorologista da Climatempo André Madeira, as temperaturas no DF se destacam, mas em Goiás, no Tocantins, em Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além dos municípios do interior de São Paulo e do oeste da Bahia também têm sofrido com a baixa umidade do ar durante a tarde. Segundo ele, os índices devem se manter baixos nos próximos dois dias.


A OMS classifica os dias com umidade relativa do ar inferior a 30% como estado de atenção, de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, alerta máximo. Quando chega aos 20%, a população começa a sofrer com dificuldades respiratórios e secura na garganta, nariz, olhos e pele. Na terça0-feira (10), a Defesa Civil do Distrito Federal emitiu boletim de alerta indicando medidas preventivas para evitar problemas de saúde.


Para escapar desses problemas, o pneumologista do Hospital Universitário de Brasília Ricardo Martins, faz algumas recomendações, como evitar ar-condicionado ou, pelo menos, programar temperaturas mais amenas; evitar alimentos gordurosos e com muito sal, dando preferência às verduras e aos legumes; evitar atividades físicas entre as 9h e as 17h e usar roupas leves. “É preciso repor o que está faltando, bebendo muita água e umidificando os ambientes com o uso de bacias (com água) ou toalhas úmidas”, destaca.


Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre clima no Portal Brasil.



13/08/2010 15:53


Artigos Relacionados


Inmet alerta para baixa umidade em 11 estados e no Distrito Federal

Dengue hemorrágica chega ao Distrito Federal

Mutirão da documentação para mulheres chega ao Distrito Federal

Chuva chega ao Distrito Federal, após mais de três meses de seca

Umidade relativa do ar chega a 20% em Minas Gerais

Mão Santa critica governos federal, do Piauí e do Distrito Federal