Unesco avalia título de Brasília como Patrimônio Mundial



Uma missão de monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Unesco e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), começou nesta terça-feira (13), em Brasília, a avaliar o estado de conservação do sítio inscrito na lista do Patrimônio Mundial. Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acompanham a missão e prestam esclarecimentos.

Durante quatro dias, dois especialistas internacionais em arquitetura e urbanismo, o argentino Luis Maria Calvo e o espanhol Carlos Sambricio, percorrerão o Plano Piloto e ouvirão autoridades do governo do Distrito Federal, do Iphan e representantes da sociedade civil sobre as condições de preservação da capital federal.

Após a missão, os consultores irão preparar um relatório a ser enviado, até abril de 2012, ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco. O documento será apreciado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em sua 36ª Sessão, em São Petersburgo, na Rússia, em junho deste ano.

A missão pretende, sobretudo, colaborar com as autoridades nacionais e com a sociedade para a conservação de Brasília, seja por meio da identificação de medidas de preservação do sítio, seja na proposição de estratégias para sua implementação. O trabalho dos especialistas tem caráter apenas consultivo, não lhes cabendo qualquer decisão sobre os encaminhamentos futuros.

Solicitada pelo Comitê do Patrimônio Mundial em reunião realizada em Paris, em junho de 2011, a missão tem o objetivo de consolidar as avaliações anteriores e agregar temas complementares considerados relevantes para a análise do estado de conservação do sítio. Os consultores devem avaliar ainda o andamento de projetos pendentes e verificar condições que possam ameaçar o valor universal excepcional, a integridade e autenticidade do sítio, conceitos adotados pela Convenção do Patrimônio Mundial.

Entre as prioridades da missão deste ano em Brasília está a análise de aspectos institucionais, da legislação urbanística e de preservação, além do impacto de projetos e intervenções na capital federal.

Brasília foi inscrita na lista do Patrimônio Mundial em 11 de dezembro de 1987. É um dos poucos bens do século XX e, mais excepcionalmente, a única cidade planejada do movimento moderno que tem o título

 

Fonte:
Iphan



14/03/2012 16:06


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro se candidata ao título de patrimônio mundial da Unesco

Comitê do Patrimônio Mundial mantém título de Brasília

Paulo Octávio comemora data em que Brasília foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

Unesco reconhece documentos sobre ditadura militar como patrimônio da humanidade

Brasília sedia reunião do comitê mundial da Unesco

Candidatura da Lagoa da Pampulha como Patrimônio Mundial é debatida