Unesco vai premiar trabalhos que interpretam pesquisas científicas



O Prêmio Kalinga para a popularização da Ciência 2011, promovido pela Unesco, está com as inscrições abertas. Concedida a cada dois anos, a premiação pretende recompensar o esforço individual para ajudar a interpretar a pesquisa, a ciência e a tecnologia para o público. Podem concorrer escritores, editores, locutores de rádio, diretores de programa de televisão, ou produtores de cinema. O vencedor receberá um certificado, medalha de prata, um montante no valor de US$ 25 mil, além de uma viagem para a Índia.

O prêmio é financiado pela Fundação Kalinga Trust, pelo governo do Estado de Orissa, na Índia, e pelo governo da Índia, Departamento de Ciência e Tecnologia. A cerimônia de entrega acontece em novembro deste ano. 


Candidatura

O candidato deve ter contribuído para o conhecimento do papel da ciência, tecnologia e pesquisa para a melhoria do bem-estar público, o enriquecimento do patrimônio cultural das nações e as soluções para os problemas da humanidade. Trabalhos coletivos não serão considerados.

Cada candidatura deve ser acompanhado de uma recomendação por escrito, que incluirá cinco cópias dos seguintes documentos, em inglês ou francês : descrição dos antecedentes do candidato ; formulário de inscrição ; resumo da obra, ou os resultados dos trabalhos sobre a popularização da ciência , incluindo publicações e outros materiais de apoio ; e descrição de como o trabalho do candidato tem contribuído para a popularização da ciência .

As candidaturas devem ser apresentadas ao diretor-geral, por intermédio dos governos dos Estados-Membros, em consulta com suas comissões nacionais, e através de organizações não-governamentais que mantenham relações formais com a Unesco. Cada Estado-Membro poderá designar um candidato. As indicações para o Prêmio Kalinga devem ser enviadas para a  Unesco, no endereço: Divisão de Ciência Política e Desenvolvimento Sustentável, setor de Ciências Naturais, a UNESCO, 1, rue Miollis, 75732 Paris Cedex 15, França, até 15 de junho de 2011 .


Fonte:
CNPq



20/05/2011 18:59


Artigos Relacionados


Política ambiental de SP usará pesquisas científicas

Instituto de Pesquisas da Amazônia lança publicações científicas

CE e CAE aprovam pareceres a projeto que incentiva pesquisas científicas

Cristovam defende uso de embriões humanos em pesquisas científicas

Pesquisadores do Proantar ressaltam importância das pesquisas científicas na Antártica

Concurso de Monografias vai premiar em até R$8 mil trabalhos sobre reincidência penal