Unesp: Sebrae-SP e Universidade treinam professores



Capacitação é para lecionar a disciplina Empreendedorismo

Os alunos de graduação da Unesp poderão optar pela disciplina Empreendedorismo. O objetivo é apontar para novas oportunidades de trabalho e mostrar aos jovens como é possível se tornar um empreendedor.

Para transmitir esses novos conceitos aos estudantes, a Unesp promove oficinas de capacitação de seus docentes, com o apoio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que oferece o material didático.

De 10 a 15 de dezembro passado ocorreu, em Águas de Lindóia, a segunda oficina de Empreendedorismo, que contou com a participação de 47 professores. Na primeira oficina ministrada em julho, 62 profissionais receberam treinamento.

A disciplina, com 60 horas-aula, será distribuída ao longo de cada semestre letivo. Pretende ensinar noções de mercado, planejamento, estudo de viabilidade, gestão, visão estratégica e marketing. Os alunos receberão ainda informações sobre o mercado global, estudos de viabilidade, negociação e gerenciamento. Ao final do curso eles deverão produzir um plano de negócios, além de organizar uma feira no comércio local.

O docente Leonardo de Barros Pinto, da disciplina de Sociologia, Desenvolvimento e Comunicação, do curso de Administração, campus de Tupã, destaca o aspecto motivacional a ser despertado nos graduandos. “As dinâmicas serão muito importantes para complementar a formação teórica já dada em algumas outras disciplinas do curso”, avalia. No total, cinco docentes do campus já participaram das oficinas de capacitação.

Para Wilza Carla Spiri, docente da disciplina de Gerenciamento do curso de Enfermagem, campus de Botucatu, a idéia da disciplina de Empreendedorismo é interessante, pois acrescenta informações e habilidades, nem sempre contempladas no curso regular. “Sem dúvida é um grande diferencial na formação do aluno de graduação da UNESP”, aponta.

De acordo com a pró-reitora de Graduação (Prograd) Sheila Zambello de Pinho, as datas das matrículas, o início das aulas, os critérios de seleção e o número de vagas só serão definidos a partir da aprovação da proposta da criação da disciplina pelos conselhos de curso e as congregações de cada unidade universitária.

“Do programa de ensino devem constar o número de créditos, a distribuição das aulas teóricas e práticas, o número de vagas, o conteúdo progra

01/11/2007


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