União Européia deverá dar apoio técnico e financeiro para instalação do Parlamento do Mercosul
Uma ata de intenção de cooperação para a instalação do Parlamento do Mercosul foi firmada nesta quinta-feira (20) por integrantes da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM) e pelo chefe da Delegação da Comissão Européia na Argentina, embaixador Gustavo Prada. O acordo foi assinado durante reunião do Grupo Mercado Comum, ao qual caberá, em breve, firmar definitivamente o protocolo de cooperação com os europeus.
Por meio do entendimento, a União Européia deverá prestar assistência técnica e financeira - no valor de 900 mil euros - para a instalação do Parlamento do Mercosul, prevista para ocorrer no dia 6 de novembro em Montevidéu. Nesta mesma data terá lugar na capital do Uruguai, que também será a sede do novo órgão, uma reunião de cúpula ibero-americana.
Segundo a ata de intenção assinada nesta quinta, a cooperação permitirá aos dois blocos "desenvolver um trabalho conjunto entre a União Européia e o Mercosul e nutrir-se da mútua experiência em matéria de integração parlamentar".
A instalação do parlamento ainda depende da ratificação do protocolo de criação do órgão pelos Congressos Nacionais de Argentina, Brasil e Uruguai. Esse foi um dos temas do informe apresentado pela CPCM aos integrantes do Grupo Mercado Comum, na véspera do encontro de presidentes do Mercosul.
Também se informou ao Grupo Mercado Comum que foram integrados à CPCM parlamentares designados pela Assembléia Nacional venezuelana. Essa foi uma conseqüência da assinatura, em 4 de julho, do protocolo de adesão ao Mercosul da República Bolivariana da Venezuela.
20/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Município pode ter apoio técnico e financeiro da União para fazer plano diretor
ALCÂNTARA ESPERA QUE ENCONTRO ABRA UNIÃO EUROPÉIA PARA MERCOSUL
Interlegis recebe comitiva do Parlamento do Uruguai e da União Européia
Projeto de preservação no Pará terá apoio da União Europeia
Brasil aprova oferta para acordo comercial Mercosul-União Europeia
Mercosul X União Européia