Brasil aprova oferta para acordo comercial Mercosul-União Europeia
Foi aprovada, nesta quinta-feira (3) pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX), a oferta brasileira que fará parte das negociações de acordo comercial entre o MERCOSUL e a União Europeia.
O documento será encaminhado aos demais países membros do bloco sul-americano para a consolidação de uma oferta comum. A Venezuela não participará dessa oferta por ainda estar cumprindo etapas de adesão ao MERCOSUL. O compromisso assumido entre representantes é de apresentar as ofertas até o último trimestre de 2013.
Contencioso do algodão
O Conselho de Ministros decidiu, ainda, instruir o grupo técnico de retaliação – criado por resolução anterior da CAMEX – a reunir-se para avaliar, até o dia 30 de novembro, eventuais medidas a serem tomadas, caso necessário, no âmbito do contencioso do algodão.
A decisão dos ministros deveu-se ao fato de os Estados Unidos terem interrompido o pagamento que vinha sendo feito ao Instituto Brasileiro do Algodão desde 2010, como parte do acordo temporário com o Brasil para a suspensão da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
04/10/2013 10:37
Artigos Relacionados
Empresários podem oferecer propostas para acordo comercial Mercosul-União Européia
PARA LÚDIO COELHO, ACORDO COMERCIAL ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA DEVE ESPERAR
Brasil tem "maior interesse" em acordo do Mercosul com União Europeia, diz embaixadora
Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul
Empresários defendem acordo entre Mercosul e União Europeia
Mercosul e União Europeia negociam acordo de livre comércio