Unidades flutuantes realizaram 33 mil atendimentos em 2011, segundo ministério de Previdência



Quatro unidades Móveis Flutuantes da Previdência Social (PREVBarcos) realizaram cerca de 33.804 atendimentos em 2011. As navegações deste ano foram encerradas no último dia 17, com previsão de retorno em fevereiro de 2012.

Para o Chefe de Divisão de Atendimento da Superintendência Regional Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Anderson Plácido Fernandes de Oliveira, os resultados das quatro unidades flutuantes são compatíveis com os de uma agência fixa de pequeno porte. No entanto, são as peculiaridades do barco que o tornam importante na missão de reconhecimento de direitos da Previdência Social.

“A função básica do PREVBarco é conceder benefícios. Levar cidadania a brasileiros. Sem esse atendimento, os ribeirinhos teriam que navegar, em alguns casos, por até 22 dias pelos rios da Amazônia para serem atendidos em uma agência fixa da Previdência Social”, afirmou Anderson.

Em outubro de 2011, as duas unidades PREVBarco I e II do Pará estiveram em três das 11 cidades paraense, durante ao Operação Cidadania Xingu. O objetivo foi levar ações sociais à população que vive nas proximidades da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte.

Em 2011, o PREVBarco Manaus I visitou 23 municípios em seis missões de navegação pelos Rios Negro, Madeira e Solimões, entre os meses de fevereiro a dezembro deste ano. Nesse período, foram feitos mais de 15 mil atendimentos e liberados mais de 2.600 benefícios da Previdência Social.

Segundo o gerente da Unidade, Clizares Doalcei, o trabalho contou com a ajuda de 54 servidores do INSS de diversas localidades do País. “Podemos visualizar a necessidade de conservar esse serviço itinerante para chegarmos às localidades mais distantes. Com isso, a Previdência cumpre sua missão que é garantir proteção para o trabalhador e sua família, promovendo o bem-estar social”, disse.

Em 2011, os PREVBarcos, foram modernizados com a instalação do Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA), um software que controla e acelera o atendimento aos segurados, facilitando o planejamento do fluxo de pessoas e servidores nas agências.

 

Fonte:
Ministério da Previdência



23/12/2011 18:53


Artigos Relacionados


Unidades do projeto Previdência Aqui já realizaram mais de 900 atendimentos

Concessionárias de rodovias realizaram mais de 1 milhão de atendimentos em 2012

IC e IML realizaram cerca de um milhão de atendimentos entre janeiro e novembro

Brasil reduz casos de tuberculose em 3,54% em 2011, segundo Ministério da Saúde

Problemas com cartão de crédito lideram atendimentos no Procons em 2011

Valor da produção de lavouras de 2012 é o segundo maior desde série histórica, segundo Ministério da Agricultura