Unifesp é uma das 500 melhores do mundo



A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi inserida no ranking das 500 melhores instituições universitárias do mundo, divulgado na última semana pela Universidade de Jiao Tong, na China. O Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, sigla em inglês) é publicado anualmente. O número de professores, prêmios e artigos publicados em revistas científicas são alguns dos indicadores de qualidade avaliados pelo estudo.

A informação foi divulgada na última sexta-feira (19) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele disse que este fato já é o resultado da política do governo federal de apoio às universidades e aos institutos federais. “Com efeito, dobramos o número de vagas, criamos mais de 120 campi universitários e interiorizamos o ensino superior”, disse o ministro.

Haddad lembrou que a presença federal em São Paulo historicamente sempre foi pequena. “Havia a Escola Paulista de Medicina e a Escola de Engenharia de São Carlos. Nada mais. Hoje, há três universidades – a Unifesp, a UFABC [Federal do ABC] e a Ufscar [Federal de São Carlos], com diversos campi, e o Instituto Federal de São Paulo, que em 2003 possuía duas unidades, uma na capital e outra em Cubatão. Agora serão 37 campi e mais de 40 mil alunos.”

Especificamente sobre o Vale do Paraíba, Haddad lembrou que, além da nova escola que surgirá no prédio doado pela Petrobras, o Instituto Federal tem campus em Caraguatatuba, no Litoral Norte, e Campos do Jordão, na Mantiqueira. Também serão ministrados cursos em Aparecida do Norte e em breve será inaugurado o novo campus de Jacareí. “Nossa ação objetiva é trazer a São Paulo as ações do governo federal que prosperam nos outros estados da União”, concluiu.

O ministro da Educação esteve em São José dos Campos (SP) para receber um prédio onde funcionará o novo campus do Instituto Federal de São Paulo. Ele lembrou ainda que a Unifesp também possui um campus na cidade. “Estamos agora estudando uma forma de ampliá-lo. Da mesma forma que fomos para Guarulhos, Osasco, Embu das Artes e Santos, vamos procurar crescer aqui no Vale do Paraíba.”

 

Fonte:
Ministério da Educação



22/08/2011 12:59


Artigos Relacionados


USP é uma das 150 melhores universidades do mundo

Unicamp e Unesp entre as 100 melhores do mundo

USP é classificada entre as 200 melhores universidades do mundo

Brasileira está entre as 100 melhores tenistas do mundo

Brasil tem um dos melhores desempenhos fiscais do mundo, diz Fazenda

Brasil está entre melhores destinos do mundo