Universidade latino-americana abre processo seletivo



A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) abriu na última quinta-feira (17) as inscrições para o processo seletivo da instituição. São150 vagas para alunos brasileiros e mais 150 para alunos do Paraguai, Uruguai e Argentina. As aulas devem começar em agosto deste ano no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (RS). A informação foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira, e as inscrições vão até 16 de julho.


No primeiro ano da instituição serão oferecidos seis cursos de graduação com 25 vagas (cada) para alunos brasileiros. São eles: Ciências Biológicas: Ecologia e Biodiversidade; Relações Internacionais e Integração; Economia, Integração e Desenvolvimento; Sociedade, Estado e Política na América Latina; Engenharia Ambiental de Energias Renováveis; e Engenharia Civil de Infraestrutura. 

  

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet através do site da Unila. O candidato poderá indicar no formulário de inscrição dois cursos de graduação de interesse, sendo opção 1 e opção 2. De acordo com o edital, o candidato somente concorrerá à opção 2 caso as vagas para este curso não tenham sido preenchidas por candidatos da opção 1.

    

A seleção dos alunos brasileiros terá como base as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já a seleção dos alunos estrangeiros será feita conforme critérios estabelecidos pelos ministérios da Educação de cada país, a partir da avaliação do histórico escolar. O edital completo sobre a seleção pode ser acessado no site da Unila.


Ponderação para escolas públicas

Segundo o reitor pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, o processo seletivo terá ponderação em favor dos candidatos formados por escolas públicas brasileiras. O aluno que frequentou três anos na rede pública terá a nota do Enem multiplicada por 1,3; com dois anos de escola pública, a nota será multiplicada por 1,2; e um ano, 1,1.


De acordo com Trindade, a ponderação tem base estatística: 89% dos alunos brasileiros de ensino médio estão matriculados na rede pública, enquanto apenas 11% nas escolas privadas. Nos processos seletivos tradicionais, no entanto, as escolas privadas preponderam sobre as públicas, estabelecendo uma distorção. “Por isso nós queremos com essa ponderação valorizar os alunos que vêm das escolas que são majoritárias”, explicou.


O reitor acrescenta que a expectativa é que já no próximo processo seletivo, em março de 2011, o número de alunos selecionados possa chegar a 2 mil. O número de países participantes também deve ampliar progressivamente nos próximos processos de seleção da Unila.

  

Bilíngue

Localizada na região da Tríplice Fronteira, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana é a primeira instituição transnacional de ensino da América Latina, com ensino bilíngue – português e espanhol – e quadro docente dividido entre brasileiros e estrangeiros. Por enquanto, as aulas serão ministradas no PTI, mas o campus será construído dentro de uma área cedida por Itaipu, com projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 


Fonte:
Itaipu Binacional

 

 

Saiba mais sobre o Enem no Portal Brasil. 



18/06/2010 18:09


Artigos Relacionados


Universidade latino-americana abre 600 vagas em 12 curso

Universidade para Integração Latino-Americana abre pauta da CRE

Universidade da Integração Latino-Americana abre vagas para 2012 estudantes brasileiros

Nasce a Universidade da Integração Latino-Americana

Universidade da Integração Latino-Americana prorroga inscrições até o dia 13

Senadores aprovam Universidade da Integração Latino-Americana