USP adota sistema de computação em nuvem



Instituição investiu cerca de R$ 200 milhões no novo sistema de armazenamento virtual de dados

Rotina em universidades do exterior como Harvard, Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT), o sistema de computação em "nuvem" chegou à USP. A Universidade de São Paulo será a primeira universidade brasileira a utilizar intensiva e institucionalmente este sistema de computação.

Foram investidos cerca de R$ 200 milhões oriundos do orçamento da instituição. O novo sistema, batizado de Cloud USP facilitará o acesso, armazenamento e processamento de informações de docentes, alunos e funcionários

Os principais benefícios da iniciativa são a economia de recursos e a visibilidade da própria Universidade, que poderá atender questões de sustentabilidade como obsolescência, lixo eletrônico, energia, segurança digital e patrimonial, além de garantir cópias de segurança de todos os processos.

No armazenamento por nuvens, ao contrário do que acontece no armazenamento convencional, os arquivos não ficam concentrados em um único servidor, garantindo mais segurança e velocidade na troca de informações.

Do Portal do Governo do Estado



09/19/2012


Artigos Relacionados


China troca experiências com Brasil na área de computação em nuvem

Inpa lança serviço de computação em nuvem para comunidade acadêmica

Karin Breitman: computação em nuvem torna processamento de dados mais ágil, barato e democrático

Minas e Energia adota novo sistema de processamento de dados

Tansportes: DER adota sistema telefônico para atendimento a motoristas

Receita adota sistema online para controlar entrada de encomendas aéreas no País