USP: Alunos da Poli criam sistema eletrônico de gerenciamento de estacionamento de carro
Programa informa aos usuários quais vagas estão livres e ocupadas, ideal para estacionamentos de grandes empreendimentos
Localizar um veículo num estacionamento e saber quais vagas estão livres ficará mais fácil com um sistema desenvolvido pelos engenheiros Cintia Priscila Yoshimura, Guilherme Hiroshi Fujii, Paula Serikaku e Renato Vaz, recém-formados em Engenharia Elétrica, com ênfase em computação, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Eles criaram o Sistema de Gerenciamento de Estacionamento com o uso de Tecnologia ZigBee, que, por meio de uma tela na entrada do local, exibe as vagas livres e ocupadas e, por intermédio de um terminal de acesso localizado no interior do estabelecimento, mostra em qual delas um veículo está estacionado.
O grupo explica que a tecnologia ZigBee é um protocolo de rede que possibilita a comunicação entre dois aparelhos digitais, neste caso, módulos entre si e com um computador. O sistema, ainda em fase de protótipo, possui um conjunto de módulos que se comunica entre si e com três antenas fixas no estacionamento. Esses módulos são placas de circuitos, com dois chips, um de comunicação com os outros módulos e outro que controla todas as suas funcionalidades e uma antena.
Ao entrar no estacionamento cada motorista recebe um módulo, que é deixado dentro do carro. “Eles têm capacidade de trocar mensagens entre si, o que é usado para medir a potência do sinal recebido por cada um”, explicam. “Com a potência do sinal, o sistema calcula a distância em que o veículo se encontra de três antenas fixas do estacionamento. Com esses dados e usando a técnica de triangulação, o sistema pode localizá-lo.”
Como o estacionamento é mapeado em um banco de dados, assim que um módulo se encontra dentro dos limites de alguma vaga, esta é considerada ocupada. “Isto faz com que o display localizado na entrada do estacionamento seja atualizado, passando a exibir a vaga como ocupada”, diz Fujii. “Como a placa do veículo é associada ao módulo recebido na entrada, é possível, portanto, descobrir a localização exata de um veículo, o que nenhum sistema exist
01/31/2007
Artigos Relacionados
Alunos da Poli apresentam carro com alto rendimento de combustível
DONO DE CARRO ROUBADO EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO DEVE SER INDENIZADO
SAP treina funcionários para operar gerenciamento eletrônico de prisões
USP: Alunos da Poli aprendem Engenharia voando
Alunos da Poli são premiados em competição tecnológica na China
USP: Alunos da Poli vão desenvolver projetos sociais em Tocantins