USP e Instituto Paulo Freire colocam obra do educador na internet
Conteúdo completo será disponibilizado ainda em julho
Um dos sonhos de Paulo Freire era ver seu acervo pessoal acessível à população, sem custos. Agora, com uma parceria firmada entre a Brasiliana USP e o Instituto Paulo Freire (IPF), o desejo do mais famoso educador brasileiro está próximo da realidade. Basta ter acesso à internet para ler online, gratuitamente, a vários trabalhos do pensador.
Serão artigos, manuscritos raros, itens não publicados, cartas e anotações dele. Também estarão disponíveis as publicações do instituto e textos de outros autores sobre o educador. No total, serão 50 mil páginas de texto, mais de três mil fotos, 200 vídeos e cerca de duas mil páginas de obras em áudio, incluindo obras famosas do autor como Pedagogia do Oprimido e Aprendendo com a Própria História - disponíveis na versão para ouvir.
A iniciativa faz parte do projeto "Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro", desenvolvido pelo IPF. A Plataforma Corisco, desenvolvida pela USP, é o sistema que disponibiliza o acervo na rede. Ela já é utilizada pela Brasiliana USP, que está levando à internet os volumes doados pelo bibliográfo José Mindlin à Universidade - no total, são 40 mil.
Agora o IPF trabalha na ampliação dessa funcionalidade para o acesso ao acervo audiovisual de Paulo Freire, com ferramentas para assistir a vídeos e ouvir arquivos sonoros - tudo online e sem custos para o usuário.
Do Portal do Governo do Estado
07/14/2012
Artigos Relacionados
Mais que educador, Paulo Freire foi militante político, diz José Nery
Cultura: Mostra traz detalhes da vida do grande educador Paulo Freire
Obra e pensamento de Paulo Freire são temas de seminário
Manuscritos de obra de Paulo Freire são doados ao Ministério da Cultura
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo já tem site na internet
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo já tem site na internet