USP lança índice de satisfação de clientes



Indicador desenvolvido em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, de Portugal, visa aprimorar empresas

A melhora do relacionamento das empresas com seus clientes contará com o reforço do Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI). Criado por pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, em conjunto com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal), o indicador será lançado nesta quinta, 4, na capital.

A ideia foi adaptada de um modelo norte-americano de índice de satisfação de clientes desenvolvido na University of Michigan (EUA), em 1994. O índice brasileiro será aplicado por intermédio de questionários com consumidores. São perguntas sobre qualidade de produtos, de atendimento, grau de lealdade (disposição de continuar usando o produto e recomendá-lo para outras pessoas), entre outras variáveis.

As companhias que decidirem participar das pesquisas recebem não só o índice geral da satisfação dos seus clientes, como também das empresas com maior participação no mercado no setor. Será possível comparar cada um dos quesitos com outras empresas do setor, tanto no Brasil quanto nos outros 15 países com o mesmo modelo de índice. Além disso, pode-se identificar um índice médio do setor no País.

SERVIÇO
Lançamento do Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI)
4/10, às 9h30
Auditório do Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, São Paulo)
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado



10/03/2012


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