Vacinação contra aftosa em Rondônia e Bahia começa a partir de domingo (15)



Começa, a partir deste domingo (15), a vacinação contra a febre aftosa de bovinos e búfalos da Bahia e do rebanho de até dois anos de idade de Rondônia. A vacinação em Rondônia segue o calendário previsto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mas os pecuaristas baianos estão iniciando a aplicação da vacina mais cedo, em razão da seca que atinge a região.

“Atendemos a uma solicitação do estado. Com a forte estiagem, os criadores precisam movimentar os animais para procurar pasto e a antecipação facilitará o manejo”, explica o fiscal federal agropecuário Ronaldo Teixeira.

Na Bahia, apesar da falta de chuvas, o objetivo é ultrapassar os 98% de cobertura vacinal registrada na mesma etapa de 2011. Em todo o estado, 11,3 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados em 265.441 propriedades até o dia 30 de maio. Dos 417 municípios baianos, 198 estão em Estado de Emergência. Desse total, 160 mil fazendas e cinco milhões de animais estão sendo diretamente afetados pela seca prolongada.

Em Rondônia, a meta é atingir índices próximos a 100% de cobertura vacinal alcançada na primeira fase do ano passado, quando 4,8 milhões de animais foram protegidos. Nessa etapa, que vai até o dia 15 de maio, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforçará ainda mais as ações de fiscalização da vacinação e do comércio de vacinas, visando garantir a adequada imunização do rebanho. A partir de junho, fiscais estaduais – em conjunto com técnicos bolivianos – realizarão a vacinação assistida em propriedades na Bolívia, na região da fronteira internacional, em uma parceria importante para garantir a sanidade animal dos dois países e que vem sendo ampliada a cada ano.

Outro estado que sofreu mudanças no cronograma inicial foi Mato Grosso do Sul. Desde o dia 1º de abril, o rebanho da região de fronteira internacional com o Paraguai e a Bolívia está sendo vacinado. A campanha, que segue até 30 de abril, foi adiantada para aumentar a fiscalização na área, visto os recentes focos de febre aftosa registrados do lado paraguaio. O restante do território sul-mato-grossense receberá a vacina a partir de 1º de maio.

Após o término da vacinação, os pecuaristas rondonienses têm até o dia 20 de maio para entregar a declaração em uma das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs), devendo levar consigo a nota fiscal e a relação de seu gado. O prazo para os produtores da Bahia levarem o documento em uma das unidades locais ou nos Escritórios de Atendimento à Comunidade (EACs) se encerra em 15 de junho.

A segunda etapa da campanha – que prevê a imunização de todos os bovinos e búfalos de Rondônia – ocorrerá de 15 de outubro a 15 de novembro. Na Bahia, a mesma fase será realizada no mês de novembro, mas somente os animais com idade abaixo de 24 meses serão vacinados.

Saiba mais sobre o que tem sido feito para combater a febre aftosa em outros estados

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



13/04/2012 20:41


Artigos Relacionados


Começa nesta sexta-feira a vacinação contra febre aftosa em Rondônia

Bahia, Tocantins e Rondônia são declaradas zonas de proteção livres de aftosa com vacinação

Roraima inicia vacinação contra febre aftosa no domingo (1º)

Valdir Raupp comemora eficiência da vacinação contra febre aftosa em Rondônia

Começa etapa de vacinação contra aftosa em 21 estados e no DF

Começa vacinação nacional contra febre aftosa