Valdir Raupp comemora eficiência da vacinação contra febre aftosa em Rondônia
Em discurso nesta terça-feira (13), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que o estado de Rondônia deve solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no próximo ano, o reconhecimento de "área livre de febre aftosa sem vacinação", status que apenas o estado de Santa Catarina já alcançou até agora.
Valdir Raupp citou matéria de 23 de março de 2010 do jornal Valor Econômico, que tratou do assunto dando destaque à afirmação do presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte do Brasil e do Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa, Sebastião Costa Guedes, elogiando Rondônia como o estado que "tem o melhor sistema de defesa sanitária do país". Outros estados também devem solicitar o reconhecimento neste ano ou no próximo, disse o senador: Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
- O estado de Rondônia foi declarado área livre de febre aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal em 2003. Desde então vem se mantendo assim graças a um trabalho consciente dos pecuaristas do estado, que cumprem um rigoroso programa de vacinação e de vigilância sobre a circulação do vírus da febre aftosa - elogiou.
Valdir Raupp informou que Rondônia conta com um rebanho superior a 11 milhões de cabeças de gado, sendo o quarto maior exportador de carne do Brasil (com a Rússia como principal compradora). O estado também é um grande produtor de leite e laticínios.
Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PTB-SP), Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) parabenizaram o colega e os habitantes de Rondônia pela eficiência da defesa sanitária do estado.
13/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp comemora 10 anos sem aftosa em Rondônia
Começa nesta sexta-feira a vacinação contra febre aftosa em Rondônia
Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba
Começa vacinação nacional contra febre aftosa
Vacinação contra febre aftosa começa no Acre
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30