Vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) continua até 21 de maio



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1) vai até o dia 21 de maio de 2010 e deve imunizar, em etapas, cerca de 91 milhões de brasileiros.

A iniciativa prioriza a imunização de grupos considerados mais vulneráveis à doença, como trabalhadores de serviços de saúde, gestantes, população indígena e pessoas com doenças crônicas. Além disso, uma grande parcela da população saudável e de menor risco também receberá a vacina (veja abaixo o calendário de vacinação para cada grupo).

Fique atento ao calendário e procure um posto de saúde na data da convocação. Se você tiver, leve a sua carteira de vacinação.

Para mais informações sobre a campanha e detalhes sobre contágio e formas de prevenção contra a Influenza A (H1N1) consulte o site oficial da campanha.

Como funciona a vacina

A vacina contra o vírus Influenza A H1N1 já está em uso em outros países, é segura e não tem sido observada relação entre seu uso e a ocorrência de reações adversas graves.

No Brasil, ela é injetável e administrada via intramuscular. Sua efetividade média é maior que 95% e a resposta máxima de anticorpos é observada entre o 14º e o 21º dia após a vacinação.

Após tomar a vacina, podem ocorrer reações leves como dor local, febre baixa, dores musculares, sintomas que passam em torno de 48 horas.

O que é H1N1?

O Influenza H1N1 é um vírus pandêmico que tem maior potencial de causar doenças respiratórias agudas graves, em comparação ao vírus da gripe comum. Sua transmissão ocorre de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva expelidas ao falar, tossir e espirrar. Também é transmitido por contato indireto, por meio de secreções de pessoas infectadas.

Principais sintomas

O período de incubação do vírus é de três a cinco dias, quando começam os primeiros sintomas, geralmente febre alta (acima de 38°C), tosse seca e dificuldade respiratória, acompanhados ou não de dor de garganta, dor muscular e nas articulações, manifestações gastrointestinais e dor de cabeça.

Caso apresente dois ou mais desses sintomas, a pessoa deve procurar seu médico de confiança ou a unidade de saúde mais próxima.

Clique aqui para imprimir o calendário de vacinação de bolso

Seja avisado por e-mail sobre a vacinação. Clique e cadastre-se

Fonte:
Ministério da Saúde
Site oficial da Campanha



19/08/2010 06:37


Artigos Relacionados


Cai número de mortes pelo vírus Influenza H1N1 na região Sul

Mobilização nacional chega ao fim, mas vacinação contra H1N1 continua

Vacinação contra H1N1 continua mesmo para quem perdeu prazo

Vacinação contra gripe influenza já imunizou mais de 5 milhões no País

Campanha de vacinação continua até 10 de maio

Ainda dá tempo: campanha de vacinação continua até 10 de maio