Vacinação contra sarampo não é obrigatória em viagens para os EUA, explica Anvisa



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um comunicado nesta quinta-feira(16) para os brasileiros que viajarão para fora do País. Em nota, a agência esclarece que a vacinação contra sarampo não é obrigatória para brasileiros que vão viajar para os Estados Unidos e outros países. A única exigência sanitária para ingresso em alguns países é a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela.

“No caso do sarampo, trata-se de uma recomendação. Nenhum brasileiro será impedido de ingressar nos Estados Unidos por falta desta vacina”, explica o coordenador de Orientação ao Viajante da Agência, Cristiano Gregis. Para consultar as recomendações oficiais e os países que exigem CIVP contra febre amarela, o cidadão deve acessar o endereço da agência, na área dos viajantes

Para viajantes que vão residir fora do Brasil, provas de vacinação e outros exames de saúde poderão ser exigidos, conforme estabelecido pelo Regulamento Sanitário Internacional. Neste caso, a carteira nacional de vacinação é apresentada junto com os demais documentos durante a solicitação do visto.


Informes sonoros

Desde a última sexta-feira (10), os aeroportos de todo País divulgam alertas sonoros orientando pessoas que vão viajar para o exterior sobre a necessidade de tomarem vacina contra sarampo. A recomendação da Anvisa deve-se à situação mundial de circulação do vírus e, principalmente, aos registros de casos da doença na Europa.


Fonte:
Anvisa



16/06/2011 19:42


Artigos Relacionados


Anvisa recomenda vacinação contra sarampo em viagens para Europa

SP alerta para vacinação contra sarampo e febre amarela antes das férias

Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia

Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia

Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Copa do Mundo

Vacinação contra sarampo continua até dia 30