Vai a Plenário projeto que assegura ao Iphan a criação de 474 cargos efetivos



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (11) projeto de lei, já aprovado pela Câmara dos Deputados, que tem a finalidade de transformar 474 cargos vagos do Plano Especial de Cargos da Cultura, alocados no quadro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em cargos efetivos neste mesmo órgão.

De acordo com a proposta (PLC 112/2013), a ocupação desses cargos ocorrerá de forma gradual, observada a disponibilidade orçamentária e mediante autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pasta responsável pela autorização de concursos para admissão de novos servidores do governo.

Os novos cargos atribuídos ao órgão estão assim distribuídos: 107 de Analista I, de nível superior; 119 de Técnico I, de nível superior; e 248 de Auxiliar Institucional I, de nível intermediário.

O projeto seguirá para votação final em Plenário acompanhado de pedido de urgência, aprovado pela comissão a partir de solicitação do relator, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Em relatório favorável, ele lembrou que um dos princípios a serem alcançados pela administração pública é a eficiência. Disse ainda estar certo de que a reestruturação dos quadros possibilitará ao Iphan a prestação de serviços de melhor qualidade.

- Com as mudanças propostas em seus quadros, o órgão terá maior possibilidade de cumprir sua missão, em benefício da cultura nacional e, por conseqüência, da coletividade brasileira - avaliou.



11/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada a criação de 100 cargos efetivos na Ancine

Criação de 100 cargos efetivos na Ancine também passa na CCJ

Criação de 7 mil cargos federais efetivos está na pauta da CCJ

Aprovada a criação de cargos efetivos e funções comissionadas em tribunais

CCJ aprova criação de cargos efetivos e comissionados no serviço público federal

Aprovada criação de quase 7 mil cargos públicos efetivos no governo federal