Valadares aponta vantagens e desvantagens da MP que dá status de ministro ao presidente do BC



O senador Antônio Carlos Valadares (PSDB-SE) disse que votaria a favor do projeto de lei de conversão (PLV 54/04) à medida provisória (MP 207/04) que dá status de ministro ao presidente do Banco Central, observando, no entanto, que em outras circunstâncias votaria com mais tranqüilidade.

Valadares referia-se às denúncias feitas contra o atual presidente do BC, Henrique Meirelles, que teriam levado o governo a editar a MP. Ele frisou, no entanto, que confiava na honestidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não deixaria no BC alguém que não merecesse confiança, e também na capacidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Procuradoria Geral da República. 

O senador apontou vantagens e desvantagens na MP, enumerando, entre as vantagens, o fato de que, com a aprovação da matéria, o Brasil poderia estar dando o primeiro passo na direção do parlamentarismo, que tem como um dos requisitos básicos a nomeação de um ministro pelo chefe de Estado com a aprovação do Legislativo.

Quanto às desvantagens da proposta, Valadares lembrou que, enquanto se prega a autonomia do BC, a instituição é, "de repente", subordinada diretamente à Presidência da República. O senador alertou que, quando houver um aumento de juros o ônus recairá diretamente sobre o governo.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), embora dizendo que não votaria a favor da MP, felicitou Antônio Carlos Valadares pelo brilhantismo do discurso.



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conheça as vantagens e desvantagens de consórcio, financiamento e leasing

Sarney apóia status de ministro para presidente do BC

MP que dá status de ministro a presidente do BC abre a pauta de votações da semana

Simon pede rejeição do projeto que dá status de ministro ao presidente do Banco Central

Falta de quórum impede instalação de comissão mista da MP que dá status de ministro ao presidente do BC

Geraldo Mesquita anuncia voto contrário à concessão de status de ministro para presidente do BC