Valadares defende ampliação de sistema de distribuição de água no Nordeste



Ao fazer um levantamento dos recursos hídricos existentes no Nordeste, comemorando as importantes reservas de água doce atualmente disponíveis em mais de 70 mil açudes construídos na região, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) alertou para anecessidade de se ampliar a rede de distribuição de água, priorizando a instalação de um sistema de tubulações e adutoras no semi-árido.

Na avaliação de Valadares a estruturação de um sistema de abastecimento de água organizado em torno de adutoras, cisternas de água de chuva e poços tubulares seria suficiente para resolver o problema da seca na Região Nordeste.

- Os especialistas afirmam que o problema das águas no Nordeste é essencialmente um problema de distribuição através de um robusto e potente sistema de adutoras, de tubulaçõescomo as que transportam a gasolina, o diesel, líquidos que chegam a todos os cantos do país - disse.

O representante do Sergipe considerou ainda a revitalização do Rio São Francisco como uma medida fundamental para garantir o abastecimento dos açudes que serão contemplados pelas obras de transposição.

- O Velho Chico ameaça morrer se for deixado à mercê da devastação, degradação, assoreamento, poluição como veio ocorrendo ao longo de décadas -alertou.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares defende política de distribuição de água para o Nordeste

Alckmin inaugura sistema de distribuição de água de Mairiporã

Sabesp faz manutenção em sistema de distribuição de água de São José dos Campos

Sabesp executa serviços no sistema de distribuição de água de Piracaia

Serviço: Sabesp realiza manutenção no sistema de distribuição de água de Caçapava

Serviço: Sistema de distribuição de água de São José dos Campos passará por manutenção