Valadares defende busca da auto-suficiência em gás natural



Ao criticar o excessivo peso do gás natural boliviano na estruturação da matriz energética brasileira,o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), defendeu em Plenário, nesta terça-feira (23), a elaboração de um plano que permita ao Brasil atingir a auto-suficiência na produção de gás.

De acordo com o senador, a elevada dependência de gás de um único fornecedor - criada a partir de decisão tomada durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso - poderia ser revertida em um prazo de três anos, por meio do aproveitamento das reservas já descobertas no Espírito Santo e em Santos, além de outras que poderão ser descobertas na Bacia de Campos e em Minas Gerais.

- A dependência tem que diminuir, a fonte de fornecimento tem que ser diversificada de tal forma que, se um fornecedor tem problemas internos, nós não sejamos lançados numa crise nacional ou internacional - alertou.

Valadares apontou ainda como alternativa ao gás natural o uso do H-bio, combustível, que mistura óleos vegetais e petróleo.

Em aparte, o líder do PMDB, Ney Suassuna (PB), parabenizou Valadares pela proposição da auto-suficiência.

23/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta defende auto-suficiência na produção de gás

Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo

Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda

Adiada sessão para comemorar auto-suficiência

Heráclito Fortes diz que auto-suficiência de petróleo foi propaganda eleitoral

Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo