Saturnino comemora a auto-suficiência em petróleo



O Brasil já pode comemorar sua auto-suficiência em petróleo. A afirmação foi feita pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ), em pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira (22). Segundo o parlamentar, os brasileiros merecem regozijar-se com o feito, resultado de 50 anos de esforço obstinado dos técnicos da estatal Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras). Com isso, o país conseguiu se libertar em definitivo da dependência externa que, durante longo tempo, incidiu fortemente no saldo negativo de sua balança comercial.

Para Saturnino, o governo Lula, assim como a Petrobras, tem o direito de lançar uma campanha publicitária com o objetivo de celebrar o "feito", sem que tal atitude seja vista como servindo a interesses eleitorais.

- Nada mais justo que comemorar este feito com uma campanha da Petrobras, que não é do governo Lula; o governo reconhece que é um esforço de 50 anos - destacou.

Em aparte, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) parabenizou o quadro técnico da Petrobrás. Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) salientou a tecnologia brasileira de prospecção em águas profundas.

Irregularidades

Saturnino leu nota em que a Petrobras contesta informações veiculadas em matéria publicada na edição de terça-feira (21) do jornal O Estado de S. Paulo, em que o repórter Diego Escostegui utilizou dados contidos em relatório parcial de auditoria feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que aponta a existência de irregularidades no contrato para adaptação da Plataforma P-34, feito entre a estatal e a empresa GDK Engenharia. O senador esclareceu que, na nota, a Petrobras afirma que o repórter teria agido de foram irresponsável e apressada, por ter se antecipado à decisão final do tribunal.

Ao final do discurso, Saturnino destacou a decisão da estatal de implantar uma refinaria petroquímica no estado do Rio, investimento da ordem de US$ 6 bilhões. Lamentou, no entanto, a localização distante do Porto de Itaguaí, por motivos políticos.

22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito diz que auto-suficiência de petróleo foi apenas propaganda

Heráclito Fortes diz que auto-suficiência de petróleo foi propaganda eleitoral

Sarney saúda Petrobras pela auto-suficiência em petróleo

Ideli: "Oposição está com ciúme da auto-suficiência em petróleo"

Renan Calheiros: Petrobras trará auto-suficiência em petróleo em 2007

Dutra isenta novo governo por atraso em auto-suficiência de petróleo