Valadares elogia secretaria do Ministério da Integração e critica ministro



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) elogiou a iniciativa da Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional de criar o Centro Nacional de Aviso e Prevenção ou de Alerta e Alarme de Desastres, visando promover um levantamento das áreas de riscos e a realização de obras preventivas para minimizar os problemas produzidos por fenômenos da natureza. Por outro lado, ele criticou o ministro da pasta, Ciro Gomes, por estar tratando com indiferença, frieza e apatia a situação de calamidade pública que atingiu vários estados nordestinos devido às fortes chuvas que caíram neste início de ano.

- O ministro Ciro Gomes não se incomodou como deveria com o sofrimento do povo nordestino, do povo brasileiro. E pasmem os senhores: o jornal O Globo noticiou hoje [terça-feira, 3] que, em resposta a reclamações de que o ministro não se desloca para visitar as populações desabrigadas, assessores de Ciro Gomes disseram que não adianta ele viajar até as regiões mais atingidas apenas para entrar na chuva e sair na fotografia de jornais - afirmou Antônio Carlos Valadares.

Sobre o Centro Nacional de Aviso e Prevenção ou de Alerta e Alarme de Desastres, que deverá estar funcionando plenamente até abril, Valadares informou que ele possibilitará a mobilização de recursos para uma pronta resposta no atendimento dos desastres. O novo órgão também estará capacitado, segundo o senador, para, a partir de dados enviados por satélites, elaborar mapas temáticos de ameaças e vulnerabilidades relacionadas com desastres.

Segundo o senador por Sergipe, nos Estados Unidos, na Europa e no Japão já estão funcionando eficientes sistemas de alerta. Ele explicou que os governos locais, estados e municípios, e os governos centrais destes países não só detectam as regiões de maior risco como procuram transferir para locais mais seguros as populações que poderão ser alvo de fenômenos produzidos pela natureza, como enchentes, temporais, secas, nevascas, tornados ou furacões.

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu a necessidade do governo buscar soluções permanentes para o problema. Ele disse achar inaceitável que a cada seca os nordestinos sejam obrigados a implorar por carros-pipa e abertura de frentes de trabalho e a cada enchente tenham de solicitar ajuda emergencial. Já o senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) cobrou dos bancos, setor que mais vem obtendo lucro nos últimos anos, participação no socorro às vítimas das enchentes, inclusive com a doação de dinheiro.

Referindo-se ao trecho do pronunciamento de Valadares no qual o senador sergipano reclamou que o ministro da Integração Nacional não gosta de receber parlamentares, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) testemunhou que nas vezes em que solicitou audiência a Ciro Gomes foi bem atendido. Como o senador do Tocantins é do PSDB, partido de oposição, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sugeriu a Valadares, que é da base de apoio ao governo, que vá para a oposição para ser bem recebido pelo ministro.

Por sua vez, o senador Efraim Morais (PFL-PB) lamentou que o presidente da República esteja tratando com descaso a situação difícil que atinge o Nordeste. Ele disse que Lula, em discurso realizado durante a comemoração de um ano do programa Fome Zero, teria indagado ao governador do Piauí, Wellington Dias, se ele tinha ido a Brasília por ter ficado com medo de morrer afogado, já que aquele estado é um dos mais atingidos pelas fortes chuvas.

Última a apartear, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) propôs a elaboração de um requerimento, por todos os senadores de estados atingidos pelas chuvas, convocando para uma audiência pública no Senado os ministros Ciro Gomes e Olívio Dutra, das Cidades, e demais autoridades diretamente envolvidas com as soluções para os problemas causados pelas enchentes. Ela quer saber o que o governo está fazendo ou pretende fazer para minimizar o sofrimento das famílias desabrigadas. Valadares comprometeu-se a assinar o documento.



03/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares reúne-se com ministro da Integração Nacional para discutir medidas contra a seca no Nordeste

Juvêncio elogia escolha de Tebet para Ministério da Integração

Cícero Lucena critica atuação do Ministério da Integração Nacional

Lídice da Mata elogia participação do ministro da Integração Nacional em audiência sobre transposição do S. Francisco

Valadares propõe plebiscito sobre a integração do São Francisco

ACM PEDE AO MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL