Valadares homenageia professora e artista plástico sergipanos



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) encaminhou dois requerimentos de homenagem à professora e escritora Ofenísia Soares Freire, falecida no últimos dia 24 de julho, ao 93 anos de idade, e ao artista plástico José Inácio, falecido aos 96 anos de idade em 1º de agosto. Ambos os homenageados são naturais de Sergipe.

Valadares lembrou que a professora Ofenísia foi uma intelectual reconhecida pela sociedade sergipana e uma mestra que marcou o ensino de muitas gerações no estado. Ela ocupava a cadeira número 16 da Academia Sergipana de Letras e sua grande marca como escritora é o livro Presença Feminina em Os Lusíadas. Também atuou no jornalismo e na política, onde militou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e concorreu aos cargos de deputada estadual e federal

- Quando o PCB foi posto na clandestinidade, Ofenísia voltou-se ao magistério. Mas, isso não impediu que em 1964 ela fosse novamente atingida pela repressão, quando teve cassado o seu mandato no Conselho Estadual de Educação e foi afastada da escola pública Atheneu - relatou o senador.

Quanto ao artista plástico José Inácio, Valadares disse que era considerado um dos maiores pintores de Sergipe, "pois transformava cor em vida, sempre de maneira bastante humorada". Ele observou que os artistas sergipanos costumam atribuir duas características ao estilo de José Inácio: a religiosidade e a presença de bananeiras em suas telas, ambas marcadas pelo uso das cores primárias.

O senador ainda lembrou que o pintor estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, mas desistiu da bolsa de estudos e retornou a pé para Sergipe, demonstrando a simplicidade com que encarava a vida e o desprendimento das coisas materiais.

- Ele era uma pessoa que não se submetia a nenhum tipo de regra e um artista que não pode ser enquadrado em nenhuma escola. De fato, seu filho Caã, também artista plástico, diz que José Inácio viveu para a arte e da arte. É por isso que o corpo físico faleceu, mas sua arte e cores permanecem vivas na cultura sergipana - concluiu.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire homenageia o artista plástico Cícero Dias

Pinacoteca apresenta mostra do artista plástico Gilberto Salvador

Mostra do artista plástico Gilberto Salvador estreia na Pinacoteca

Pinacoteca apresenta mostra do artista plástico Gilberto Salvador

Perillo lamenta morte de artista plástico Antônio Poteiro

Gilberto Goellner saúda artista plástico premiado na França