VALADARES PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA O NORDESTE
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) fez um apelo ao presidente da República para que "dê uma olhada" no Nordeste e impulsione um programa de irrigação na região.
- Quero alertar o governo federal para a necessidade imperiosa de implementar, o mais rápido possível, um programa de irrigação fixado com base na vocação agrícola de cada estado - acentuou.
Valadares pediu também ao presidente a transferência de recursos diretamente para os municípios que estão sofrendo os efeitos da seca, já que, em período pré-eleitoral, os governos estaduais poderão discriminar determinados municípios.
O senador informou que o estado de Sergipe está "sofrendo com a inclemência das últimas secas, com a parada das chuvas desde agosto de 1997". Segundo afirmou, 2/3 dos municípios sergipanos foram atingidos pela seca. Valadares disse que visitou alguns deles e que não poderia voltar ao seu estado sem registrar sua preocupação com a situação humilhante a que está submetida a população:
- Lá, não existe sequer carro-pipa para distribuição de água potável. A população viaja quilômetros e quilômetros à procura de água, que vem em burro de carga ou na cabeça da mãe ou do pai de família, água muitas vezes sem qualidade, atraindo doenças que poderão até causar a morte.
Além da falta de água, segundo Valadares, as pessoas estão sem emprego.
12/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Garibaldi Alves pede ‘atenção total’ do governo à seca no Nordeste
Lobão pede atenção à aftosa em rebanhos do Norte e Nordeste
Valadares cobra mais atenção do governo de Sergipe aos citricultores
ARRUDA DIZ QUE IDA DE FHC AO NORDESTE DEMONSTRA ATENÇÃO DO GOVERNO À SECA
Mozarildo pede atenção do governo para a Embrapa
JÚNIA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA SETOR TÊXTIL