Valadares pede inclusão de questões ambientais na agenda política



Em discurso comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (5),a inclusão na agenda política nacional de um conjunto de questões ambientais, tais como a escassez de água, a contaminação de alimentos por pesticidas e o uso de sementes transgênicas na agricultura.

Valadares chamou atenção especialmente para a necessidade de debater a relação entre o modelo econômico "que prioriza a produção lucrativa e a desconstrução ambiental", adotado em muitos países do mundo.

- Precisamos entender que priorizar produção e lucro ao mesmo tempo em que se sacrifica o presente e futuro da natureza tem tudo para trazer problemas. Esse modelo, na verdade, tem gerado desastradas mudanças ambientais- disse.

O senador sergipano se referiu ainda em seu discurso ao livro Collapse, do autor norte-americano Jared Diamond. Na obra, são descritas as várias esferas nas quais o risco de um colapso violento da sustentabilidade ambiental pode terminar ocorrendo. Ele leu também trecho de matéria publicada pelo Jornal do Senado sobre a escassez de água.



05/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Nogueira pede reflexão sobre questões ambientais

Discussão da agenda política do Parlamento do Mercosul suscita questões polêmicas

Unesp: Simpósio aborda questões ambientais

Príncipe Charles discute questões ambientais com Parlamentares

Indígenas do Brasil e do exterior debaterão questões ambientais durante a Rio+20

Ipea lança boletim sobre questões urbanas e ambientais