Valadares pede reajuste no valor da bolsa dos médicos residentes



Em discurso nesta terça-feira (28), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) conclamou os senadores a aprovarem o projeto de lei da Câmara (PLC) 112/06, que reajusta para R$ 1.916,45 a bolsa de estudo concedida aos médicos residentes brasileiros. Líder do PSB no Senado, Valadares informou que todos os líderes partidários assinaram o requerimento de urgência para a votação do projeto, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados.

Da tribuna, Valadares disse esperar que a aprovação do reajuste ajude a por fim à greve nacional dos médicos residentes iniciada em 1º de novembro último. O valor da atual bolsa de estudo é de R$ 1.470,00 para o regime de serviço de 60 horas semanais, valor esse sem reajuste há cinco anos. Valadares frisou que o papel desses profissionais nos hospitais públicos é vital para a população de baixa renda.

O senador disse que os hospitais brasileiros apresentam diversos problemas, como a falta de médicos experientes para auxiliar os residentes e a falta de materiais essenciais ao funcionamento dos ambulatórios e prontos-socorros. Além do reajuste nos vencimentos, avisou Valadares, a greve dos médicos aprendizes tem por objetivo a melhoria do atendimento à população e a contratação de mais profissionais.

- Enfim, querem um atendimento decente para a população que depende diretamente dos seus serviços - informou Valadares, pouco antes de ser aparteado pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE), que apoiou e elogiou o pronunciamento.

28/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entra em vigor nova lei que reajusta valor da bolsa para médicos residentes

MEC oferece 22% de reajuste para fim de greve de médicos-residentes

Plenário aprova reajuste de bolsas de médicos residentes

Sancionado aumento da bolsa dos médicos residentes

Plenário aprova reajuste para bolsas de médicos residentes

Assembléia manifesta apoio a reajuste para médicos residentes