Valadares registra editorial sobre ética no setor público
Após afirmar que a sociedade brasileira vem caminhando na "contramão" dos princípios morais e éticos que norteiam a cidadania, o editoral menciona episódios recentes de políticos que, acusados da prática de desvio de dinheiro público, teriam assumido a posição de vítima de injustiça. Além de mencionar o caso do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao cargo para não ser processado por quebra de decoro parlamentar, o texto comenta a situação de Albano Franco, envolvido na denúncia de uso da máquina administrativa para fins eleitorais e que é defendido por correligionários.
"A honestidade, o empreendedorismo, o cumprimento da palavra empenhada estão se tornando qualidades raras, notadamente entre os dirigentes políticos e jurídicos, homens públicos e líderes de organismos sociais", afirma. Para o editorialista, o proceder correto e íntegro, o dever de tratar a coisa pública com respeito e austeridade perderam-se diante do fascínio do enriquecimento ilícito e da decadência das instituições voltadas ao cumprimento da ordem e da lei.
O editorial do Jornal da Cidade faz outras duas constatações graves: o fortalecimento do tráfico de influência e a impunidade dos praticantes de crimes do colarinho branco, mesmo que sejam "desmascarados e execrados publicamente". Ao transcrever o texto em discurso, Antonio Carlos Valadares também fez questão de destacar trecho que defende que todo "político corrupto tem que ser afastado da vida pública e restituir ao erário o que subtraiu".
26/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares registra ato público contra violência no sertão sergipano
Setor público registra superávit primário de R$ 6,2 bilhões
Setor público registra superavit primário de R$ 45,972 bilhões no primeiro trimestre
Com capitalização da Petrobras, setor público registra maior superavit primário da série do BC
Tião Viana registra editorial da "Veja"
Paim registra editorial do "Correio Braziliense"