Valdir Raupp comemora aprovação do projeto que fortalece malha ferroviária brasileira



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), ao comentar, nesta quarta-feira (13), a aprovação do projeto de lei de conversão (PLV 18/08) que moderniza a malha ferroviária brasileira, disse que a matéria foi "uma das matérias mais relevantes" que o governo já enviou ao Congresso "em termos de importância econômica para o Brasil e para os brasileiros".

O senador lembrou que o projeto (proveniente da MP 427/08) amplia a Ferrovia Norte-Sul até a cidade de Pindorama (SP); estrutura uma malha ferroviária de conexão com os portos de Santa Catarina e prevê a implantação de sistemas de trens de alta velocidade entre as cidades brasileiras mais populosas. Para Valdir Raupp, as primeiras cidades que poderão se beneficiar do chamado trem-bala devem ser São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

O projeto, aprovado na terça-feira (12) no Plenário do Senado, também reconfigura trechos da chamada Ferrovia Transcontinental Brasil-Peru, trecho ferroviário bioceânico, com duas saídas para o Oceano Atlântico no território brasileiro. Na opinião de Raupp, tal ferrovia trará inúmeros benefícios para ambos os países e, em especial, para a Região Norte brasileira.

- A ferrovia permitirá o escoamento não só da soja produzida em Rondônia, mas de outros produtos diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado chinês, sem precisar fazer uma verdadeira circunavegação da América do Sul - disse o senador.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede planejamento e gestão na ampliação da malha ferroviária

Valdir Raupp comemora aprovação da MP da regularização fundiária da Amazônia

Raupp comemora aprovação pelo Senado do projeto do Executivo que cria a Anater

Valdir Raupp defende aprovação da PEC dos Servidores de Rondônia

Valdir Raupp defende pesquisa agropecuária brasileira

Valdir Raupp pede rapidez na aprovação do Estatuto da Juventude