Valdir Raupp comemora aprovação da MP da regularização fundiária da Amazônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou nesta quinta-feira (4) a aprovação do Projeto de Lei de Conversão n° 9/2009, originário da Medida Provisória (MP) 458/2009, que regulariza terras ocupadas na Amazônia Legal, situadas em áreas da União. Serão regularizadas as ocupações de áreas de até 1.500 hectares, realizadas de maneira mansa e pacífica, antes de 1° de dezembro de 2004. Poderão ser beneficiadas com a regularização pessoas físicas e jurídicas que exerçam a exploração direta ou indireta dessas terras. Para o senador, a aprovação da matéria, na noite da quarta-feira (3), foi um "momento histórico para a Amazônia".

O senador explicou que a MP determina que a regularização das terras seja feita sem licitação para áreas de até um módulo fiscal na região. Para esses casos, a transferência das áreas será feita gratuitamente, o que valerá também para o registro do imóvel em cartório, acrescentou. Já para as áreas maiores de 15 módulos fiscais, até 1.500 hectares, continuou o senador, a regularização também será feita sem licitação, mas com o pagamento em até 20 anos, com a primeira parcela vencendo após o terceiro ano, no caso de ocupação direta da terra por pessoas físicas nela atuantes. Nos casos de pessoas jurídicas ou de exploração direta da área, a regularização será feita por meio de processo licitatório.

Valdir Raupp aproveitou para elogiar o acordo do governo federal com o governo de Rondônia sobre as três mil famílias que vivem em 70 mil hectares da Floresta Nacional do Bom Futuro. De acordo com o senador, estado e União vão fazer uma permuta de áreas para que as famílias não precisem ser expulsas daquela região.

- Foi assinado o acordo que prevê a permuta de 140 mil hectares de terras, sendo 70 mil referentes às áreas ocupadas pelos moradores dessa reserva, mais 70 mil de florestas em área a ser delimitada pela União, que ficará sob a responsabilidade do governo do estado para preservação. Em troca, o estado cederá 140 mil hectares da Reserva do Rio Vermelho à União, para que em parte da área seja construída a Usina de Jirau. Entendo que foi uma negociação acertada, porque não tinha como desocupar aquela área. Foi feita essa permuta, essa compensação - explicou Raupp.



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede celeridade na regularização fundiária na Amazônia

Raupp faz apelo por regularização fundiária na Amazônia

Serys comemora edição de MP sobre regularização fundiária na Amazônia

Augusto Botelho comemora regularização fundiária da Amazônia Legal

Valdir Raupp comemora redução de desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp comemora aprovação do projeto que fortalece malha ferroviária brasileira