Valdir Raupp comemora números da exportação de carne bovina



Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (12), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) comemorou os números das exportações de carne do Brasil e, especialmente, de Rondônia. O senador registrou que, em 2012, as exportações de carne bovina quebraram todos os recordes históricos de 2008, que foram superados em valor e volume.

Com base nos dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o senador informou que houve um crescimento de 7,3% na receita das exportações do setor no ano passado em relação a 2011, atingindo US$ 5,77 bilhões. Para Raupp, os resultados poderiam ser ainda melhores se não fossem a crise mundial e a baixa no valor internacional da carne. Mesmo assim, disse o senador, é possível concluir que as exportações da pecuária, e também da agricultura, têm sido importantes para o equilíbrio da balança comercial do país.

- O agronegócio brasileiro tem salvado nossas exportações e nossa economia – disse.

O senador também destacou o desempenho de Rondônia. No último mês de junho, o estado ultrapassou o Rio Grande do Sul, tradicional produtor de carne bovina, em volume embarcado, com 8,64 mil toneladas de carne. Esse número fez com o estado ficasse entre os cinco primeiros do Brasil e primeiro da região norte. Raupp admitiu que o estado gaúcho vive uma entressafra, mas a notícia é positiva para Rondônia, já que o estado vai passar, em breve, a exportar diretamente para os Estados Unidos.

Conforme Raupp informou, o rebanho de gado do estado tem cerca de 12 milhões de cabeça. De acordo com o senador, a Rússia é o principal cliente do estado, mas Europa, Ásia, e América Latina também importam, formando um rol de 35 países compradores de carne de Rondônia.

Raupp parabenizou os grandes e pequenos pecuaristas rondonienses e destacou o trabalho dos governos local e nacional. O senador também apontou outras notícias positivas para o setor agropecuário de Rondônia, como o investimento do governo no valor de R$ 10 milhões em uma usina de calcário, que pode ajudar a correção do solo. Raupp acrescentou que a produção bovina do estado recebeu o Certificado Boi Verde, um tipo de selo que garante que o boi é criado exclusivamente no pasto. Segundo o senador, esse mérito mostra o valor do produto de Rondônia. O parlamentar ainda informou que na cidade de Rolim de Moura haverá a inauguração de uma fábrica de leite em pó, a terceira do estado.

- Rondônia não perdeu o trem da história e se consolida como referência de qualidade nesse mercado dinâmico – afirmou.



12/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp comemora números agrícolas de Rondônia

Exportação de carne bovina brasileira cresce 11,7% em janeiro, diz Abiec

Exportação de carne bovina brasileira deve ser recorde em 2014

Apex-Brasil renova convênios para exportação de carne e genética bovina

Parlamento aprova declaração de oposição a medidas da UE que dificultam exportação de carne bovina

Gilberto Goellner anuncia audiência pública na CRA para discutir produção e exportação de carne bovina