Valdir Raupp: representação feminina no Congresso precisa aumentar
Mesmo com a eleição da primeira mulher para a Presidência da República, Dilma Rousseff, a representação feminina no Congresso Nacional, assim como nas assembléias legislativas e nas câmaras municipais, ainda é muito pequena. Por isso, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) subiu à tribuna nesta quarta-feira (24) para defender a mudança dessa situação.
- É preciso ampliar nos próximos anos a participação da mulher brasileira em todas as instâncias do poder - declarou ele.
Raup informou que as mulheres detêm apenas 9% das vagas na Câmara dos Deputados e 13,5% no Senado. Já nas assembléias legislativas e nas câmaras municipais, teriam cerca de 12% das vagas. Além disso, no ranking mundial da representação parlamentar feminina, o Brasil está, de acordo com o senador, em 111º lugar, enquanto a Argentina está em 11º lugar.
O senador também lembrou que a lei nacional que reservaria 30% das candidaturas de cada partido às mulheres não vem sendo devidamente cumprida, o que contribui para a distorção na representação feminina.
- A sociedade radicalmente democrática a que aspiramos requer um novo papel para a mulher brasileira - afirmou ele.
Raupp lembrou ainda que há atualmente, no Senado, 10 mulheres parlamentares: Fátima Cleide (PT-RO), Ideli Salvatti (PT-SC), Kátia Abreu (DEM-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marina Silva (PV-AC), Marisa Serrano (PSDB-MS), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Patrícia Saboya (PDT-CE), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Serys Slhessarenko (PT-MT).
24/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil precisa exportar mais, afirma Valdir Raupp
Valdir Raupp afirma que indústria brasileira precisa recuperar competitividade
Valdir Raupp diz que administradores contribuíram para aumentar eficiência nas empresas públicas e privadas
Raupp diz que governo precisa tentar aumentar a base no Senado
Raupp diz que governo precisa tentar aumentar a base de apoio no Senado em 2008
Valdir Raupp destaca trabalho do Congresso no atendimento de demandas populares