Vale dos Sinos promove ato público em defesa da Uergs
Cerca de mil estudantes de diversas escolas do Vale do Sinos participaram, nesta terça-feira(26), de manifestação em Novo Hamburgo pela aprovação do projeto do Executivo instituindo a Universidade Pública Estadual, que será votado pelo Legislativo na próxima quinta-feira, dia 28 de junho. O ato público, que ocorreu no ginásio da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi promovido pelo Comitê Pró-Uergs, integrado por lideranças empresariais, de trabalhadores, estudantis e pelos deputados da região, Ronaldo Zulke (PT), Edson Portilho (PT), Jair Foscarini (PMDB) e João Fischer (PMDB).
Os manifestantes reivindicaram a aprovação do projeto sem descaracterização e a instalação de um núcleo tecnológico da universidade estadual no Liberato. Os estudantes prometeram acompanhar na quinta-feira, em Porto Alegre, a votação do projeto. “Queremos a aprovação do projeto sem emendas descaracterizadoras. A proposta foi amplamente debatida pela sociedade nas assembléias do OP e nas inúmeras audiências públicas que aconteceram no interior do Estado. Não podemos aceitar alterações no final do segundo tempo”, salientou o vereador de Novo Hamburgo, Ralfe Joe Cardoso (PT).
O deputado Ronaldo Zulke afirmou que a instalação de um núcleo da universidade estadual na Fundação Liberato está garantida. “O governo do Estado aprova a idéia. Nosso próximo passo é garantir o funcionamento do núcleo já no início do próximo ano letivo”, anunciou.
O parlamentar defendeu também a instauração de uma estatuinte para formular as normas de funcionamento da Universidade Pública Estadual. A proposta do parlamentar prevê que a nova instituição passe a funcionar com um estatuto provisório enquanto professores, alunos e funcionários elaboram e aprovam o definitivo. A sugestão do petista se contrapõe a tentativas de atrelar o estatuto da nova instituição ao Legislativo, submetendo-o à aprovação dos deputados. “A estatuinte é a garantia de autonomia para a Uergs. Submeter suas normas internas de funcionamento ao parlamento significa atrelar, de maneira autoritária e anti-democrática, a universidade estadual a disputas político-partidárias”, assinalou Zulke.
Já o deputado Jair Foscarini afirmou que o projeto do governo será aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa.
06/26/2001
Artigos Relacionados
Uergs terá ato público no Vale dos SInos
Deputados unem-se em defesa da Uergs no Vale do Sinos
Comissão Pró-Uergs do Vale dos Sinos se reunirá com Coredes
Reunião vai discutir a instalação de núcleo da UERGS no Vale dos Sinos
Motoristas do Vale dos Sinos pedem defesa do novo limite de velocidade
Ato público em defesa da Uergs será realizado em Novo Hamburgo