Motoristas do Vale dos Sinos pedem defesa do novo limite de velocidade
As ameaças do Governo do Estado de vetar o novo limite de velocidade de 110 km/h nas estradas pedagiadas com sinalização e pista perfeita, aprovado pela Assembléia Legislativa, mobilizaram as lideranças dos motoristas do Vale do Sinos. Eles se reuniram com o autor do projeto, o deputado Jair Foscarini (PMDB), na noite de ontem, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, pedindo uma ação para a derrubada do anunciado veto, alegando que "o novo limite é uma proteção contra a fúria da indústria de multas, que o Governo criou nas estradas com a única intenção de arrecadar dinheiro."
Jorge Simon, da Associação dos Motoristas Profissionais do Vale do Sinos, Moacir Balestrin, do Sindicado dos Trabalhadores nas Transportadoras Rodoviárias, e Vilmar Antônio Klein, da Associação dos Viajantes Comerciais, debateram com o deputado Foscarini os aspectos do projeto de lei, e indicaram pontos de estradas onde as condições de tráfego são excelentes, mas os motoristas "acabam caindo nas armadilhas de pardais mal sinalizados e sem função técnica de segurança, além de faturar".
O deputado Foscarini tem ressaltado que o Governo aprovou projeto, desviando 50% da arrecadação das multas para outras atividades, quando o Código Brasileiro de Trânsito exige que toda a verba seja aplicada nas estradas, principalmente em educação e segurança.
" Ninguém conhece qualquer iniciativa do Governo gaúcho para educação ou segurança nas nossas estradas. Mas, todos sabem da enorme máquina de faturar com multas que massacram os motoristas que trafegam, principalmente, entre os 60 e os 90 km/h. O meu projeto de lei está perfeitamente dentro do que estabelece o Código Brasileiro de Trânsito e vamos defendê-lo contra o veto, pois este é o desejo que os motoristas profissionais e amadores tem manifestado em relação ao nosso trabalho", garantiu Foscarini. Para derrubar o veto, se for confirmado, a Assembléia precisa de 28 votos. O projeto do deputado Jair Foscarini foi aprovado por 31 votos contra oito.
06/07/2001
Artigos Relacionados
Deputados unem-se em defesa da Uergs no Vale do Sinos
Vale dos Sinos promove ato público em defesa da Uergs
Novo limite de velocidade reduz faturamento do Estado com pardais
Novo limite de velocidade não evita pardais, alerta Foscarini
Foscarini alerta que novo limite de velocidade não evita pardais
Entidades pedem novo adiamento do leilão do trem de alta velocidade