Valmir Amaral destaca papel do publicitário



A tarefa do publicitário é muito mais complexa do que apenas elaborar campanhas de vendas de produtos como imagina a maioria das pessoas. Na verdade, os publicitários têm considerável responsabilidade social, pois trabalham na divulgação de idéias e conceitos, observou o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) ao parabenizar a categoria pela passagem do Dia do Publicitário no último dia 1º.

- Construir imagens de pessoas e de produtos pode ser algo extremamente delicado, quando não se respeitam limites éticos e morais - observou o senador.

O trabalho desse profissional no campo da política também foi citado por Valmir Amaral, que salientou o papel fundamental dos publicitários na realização das campanhas eleitorais e na divulgação das idéias de candidatos e políticos. Hoje, o país apresenta um nível de profissionalização tão elevado que é citado como referência em todo o mundo.

A situação não é diferente no setor da propaganda comercial, apontou o senador, pois o Brasil é reconhecido como um dos melhores produtores, com inúmeras premiações de agências e de peças publicitárias. Apenas Washington Olivetto, citou, já foi premiado 46 vezes do Festival de Veneza e eleito o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade.

No total, informou o parlamentar, os negócios publicitários movimentam cerca de R$ 12 bilhões ao ano.

- Se não chega a ser uma cifra astronômica, é, com certeza, um mercado pujante e com tendência de crescimento acelerado, em paralelo ao crescimento de nossa economia - comentou.

Ao notar que a publicidade tem a capacidade de criar modas e mitos, Valmir Amaral ainda lembrou os famosos bordões e jingles criados ao longo da história do setor no país e que fazem parte da memória dos brasileiros.



04/02/2004

Agência Senado


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