Valmir Campelo toma posse no Tribunal de Contas da União



Ao tomar posse, nesta quarta-feira (11), na presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) o ministro Valmir Campelo afirmou que -a luta pela eliminação das duas maiores chagas da vida política - o desvio e o desperdício - continuará sendo uma das prioridades do tribunal-. Campelo, que substitui o ministro Humberto Souto na presidência do TCU, disse que exercerá o cargo - até dezembro de 1993 - com -moderação, serenidade e discernimento-.

O TCU compõe-se de nove ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional. Conta, ainda, com três ministros auditores que substituem os ministros em suas ausências.

A cerimônia, no auditório do TCU, contou com a presença do vice-presidente da República, Marco Maciel; do presidente em exercício do Senado, Edison Lobão (PFL-MA); dos senadores José Alencar (PL-MG), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Paulo Souto (PFL-BA), Renan Calheiros (PMDB-AL), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Arlindo Porto (PTB-MG); do primeiro vice-presidente da Câmara, deputado Efrain Morais (PFL-PB); e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello.

Cearense de Crateús, Valmir Campelo foi deputado federal no período compreendido entre 1987 a 1991, senador da República entre 1991 e 1997 e é ministro do TCU desde 1997. O novo vice-presidente do TCU, também empossado nesta quarta-feira, é Adylson Motta, gaúcho de São Luiz Gonzaga (RS), que foi deputado estadual de 1978 a 1982, deputado federal em 1986, 1990 e 1994, tendo ingressado no TCU em 1999.



11/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


TOMA POSSE VALMIR AMARAL

Covas participa da posse do Presidente do Tribunal de Contas

Covas participa da posse do Presidente do Tribunal de Contas

Alckmin participa da posse de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União