Valmir defende maior estímulo para cientistas brasileiros
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) cobrou do governo ações concretas para manter no país cientistas e pesquisadores formados nas universidades brasileiras. Ele informou que cerca de 996 profissionais deixaram o país nos últimos anos, indo para o exterior em busca de uma remuneração mais digna e melhores condições de trabalho.
Essa evasão de cérebros, na opinião do senador, além de ser péssima para a pesquisa e a ciência nacionais, causa grande prejuízo ao país, já que a formação dos 996 pesquisadores, de acordo com levantamento técnico, custou aos cofres públicos cerca de US$ 100 milhões, incluindo salários de professores, custeio e infra-estrutura de pesquisa.
- Enquanto perdemos terreno, outros grupos de pesquisadores em países que levam a pesquisa a sério estão nas páginas das melhores revistas especializadas, exibindo o resultado de trabalhos que poderíamos ter desenvolvido no Brasil, fossem outras as condições de salário, investimento, recursos, planejamento e de vontade política - alertou Valmir Amaral.
Ele concluiu pedindo uma nova reestruturação da carreira acadêmica, com base no mérito e na titulação, e um aumento de vagas no corpo docente das universidades brasileiras. A seu ver, as instituições federais de ensino superior não podem mais continuar contratando professores a título de visitantes.
27/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
VALMIR DEFENDE MAIOR ATENÇÃO DO GOVERNO PARA JUVENTUDE
Requerimento convida para debate cientistas brasileiros do IPCC
Cientistas brasileiros e britânicos criam parceria para estudar degradação de florestas
Nova técnica para vacina contra a aids é desenvolvida com ajuda de cientistas brasileiros
Cientistas brasileiros concorrem a editais britânicos
Cientistas brasileiros poderão atuar em instituições dos EUA