Requerimento convida para debate cientistas brasileiros do IPCC



Os três cientistas brasileiros que integraram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU) - cujo relatório divulgado em janeiro deu o alerta para as causas e conseqüências da elevação da temperatura terrestre - devem participar de audiência pública na Subcomissão Permanente do Aquecimento Global, criada no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Requerimento nesse sentido deve ser aprovado na reunião da quarta-feira (7), marcada para as 14h.

Paulo Eduardo Artaxo Netto, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Nobre e José Antônio Marengo, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deverão esclarecer as dúvidas dos senadores a respeito do relatório, caso o requerimento seja aprovado.

Outro requerimento convida para debate o professor e físico Luiz Pinguelli Rosa, coordenador geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, que deve esclarecer as razões pelas quais o fórum "está praticamente desativado", segundo avaliação do presidente da subcomissão, senador Renato Casagrande (PSB-ES).

Também deve ser votado requerimento de convite ao ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, para falar sobre o tema do aquecimento global do ponto de vista do ministério, além de relatar os programas do governo nesse sentido e os desafios do ministério.A reunião da comissão acontecerá na sala 6 da Ala Nilo Coelho.



05/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa debate com especialista do IPCC

Valmir defende maior estímulo para cientistas brasileiros

Cientistas brasileiros e britânicos criam parceria para estudar degradação de florestas

Casagrande saúda presidente do IPCC e defende debate sobre energia alternativa

Nova técnica para vacina contra a aids é desenvolvida com ajuda de cientistas brasileiros

Cientistas brasileiros concorrem a editais britânicos