Valmir destaca parceria entre população e governo no combate ao hantavírus



Apesar da preocupação suscitada pelos casos de hantavírus registrados em São Sebastião, no Distrito Federal, o senador Valmir Amaral (PMDB-DF) destacou o empenho da comunidade e das autoridades para livrar o município de focos da doença e oferecer assistência rápida à população.

- Mesmo antes de ser identificada, a misteriosa doença fez com que a população de São Sebastião se mobilizasse, de maneira diligente e ordeira, para combater focos de roedores e para evitar a ingestão de água de cisternas - comentou. Além do cuidado em consumir apenas água fervida, a comunidade foi orientada a não acumular lixo nos lotes e a manter os terrenos livres do mato.

A ação -enérgica e eficaz- do poder público se materializou, segundo Amaral, na coleta diária do lixo, na intensificação do trabalho de desratização e na promoção de palestras nas escolas sobre medidas preventivas e de combate à hantavirose. Essa parceria levou o senador a afirmar sua confiança na rápida identificação e eliminação dos focos da doença, de forma a evitar que se espalhasse para outras áreas do Distrito Federal.

Ainda de acordo com o parlamentar, a doença é transmitida por meio da inalação de poeira contaminada com fezes de ratos silvestres. Os principais sintomas da moléstia, que se aloja no pulmão da vítima, são fortes dores no corpo, náuseas e vômitos.

- Não menos importante do que o combate à enfermidade é a identificação de suas causas, para que ela não volte a incidir sobre a nossa população - alertou.



24/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dilma destaca parceria entre governo e empresas de tecnologia

VALMIR DESTACA AÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA NO COMBATE À VIOLÊNCIA

Valmir Amaral destaca atuação do Ministério Público no combate ao trabalho escravo

Valmir Amaral destaca política de saúde do governo

Renan destaca "parceria privilegiada" entre Brasil e França

Rosalba Ciarlini destaca parceria entre universidade potiguar e Marinha