VALMIR: SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MODERNIZARÁ APARELHO POLICIAL



O senador Valmir Campelo (PTB-DF) elogiou hoje (dia 8) a decisão do governo de criar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que terá a função de elaborar e assessorar o ministro da Justiça na execução de uma política de segurança pública de âmbito nacional.

Ele lembrou que havia defendido em pronunciamento há um mês, no auge das rebeliões de policiais militares, a constituição de um órgão destinado a empreender "esforços possíveis e impossíveis para acabar com a maior das aberrações existentes no seio dos nossos órgãos de segurança: a violência policial". Nesse sentido, o senador considerou a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública um passo decisivo no sentido de reestruturar e modernizar "o anacrônico e contaminado aparelho policial brasileiro".

Entre as funções da nova secretaria, Valmir Campelo destacou a de implementar programas de formação profissional, ampliar os sistemas de informações sobre justiça e segurança, além de realizar estudos que consolidem as estatísticas nacionais de crimes, trânsito e entorpecentes.

Ele recebeu aparte do senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que classificou a segurança pública como o principal problema do país. Em resposta, Valmir chamou a atenção para a violência no Distrito Federal e fez votos de que a filha do empresário e deputado distrital Luís Estevão - Cleucy, 12 anos -, seqüestrada há quatro dias, "volte para casa sã e salva".

08/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretária Nacional de Segurança Pública visita UPPs no Rio e discute qualificação policial

Secretaria da Segurança Pública de São Paulo transfere juiz Nicolau para Distrito Policial

Aparelho inovador irá auxiliar na segurança pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública entrega armas não letais em SP

Lula sugere criação de Secretaria Nacional de Segurança Pública

Força Nacional atua em qualquer área da segurança pública, diz secretária