Válter Pereira aplaude manifesto de artistas em favor da Amazônia



O senador Válter Pereira (PMDB-MS) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (15), a publicação de manifesto de artistas da TV Globo contra a devastação da Floresta Amazônica. Válter Pereira disse que a destruição da floresta, que chocou os atores da minissérie Amazônia, signatários do documento, não surpreende parlamentares e ambientalistas, devido às freqüentes denúncias, no Congresso Nacional, de ações predatórias de madeireiros na região.

- Ganha relevo o depoimento de Juca de Oliveira, Chistiane Torloni e outros artistas, porque eles estão atuando diretamente no palco desse monumental templo ecológico chamado Amazônia. Estão diante de uma cena de um crime real. Transformaram-se em testemunhas oculares de um delito ambiental de grandes proporções, cuja vítima em potencial não é apenas uma pessoa ou um agrupamento de indivíduos, mas todos nós - disse.

Válter Pereira informou que, mesmo em face da redução do desmatamento verificada na Amazônia nos últimos três anos - a devastação anual caiu de 23 mil quilômetros quadrados para 17 mil -, a derrubada da vegetação na região ainda avança em ritmo perigoso. Ele destacou que 16% da Amazônia Legal já foram desmatados, o equivalente a três vezes a área do estado de São Paulo.

Ao final de seu discurso, Válter Pereira manifestou a expectativa de que o manifesto dos artistas consiga mobilizar a sociedade brasileira para frear a escalada de desmatamento irracional da Floresta Amazônica.



15/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


FRANCELINO PEREIRA APLAUDE ARTISTAS BRASILEIROS

Valter Pereira aplaude 'mea culpa' de Lula sobre política de combate às drogas

Valter Pereira anuncia, contrariado, voto a favor da CMPF

Valter Pereira diz que soberania da Amazônia corre risco

Valter Pereira quer obrigar desmatadores da Amazônia a recuperarem área degradada

ARRUDA DIVULGA MANIFESTO EM FAVOR DA PAZ NO ORIENTE MÉDIO