Valter Pereira comemora aprovação de plebiscito sobre a criação do estado de Carajás



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) comemorou a aprovação pelo Senado, no início da noite desta terça-feira (1º), do projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que trata da realização de plebiscito sobre a divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás. Pela proposta, o plebiscito para a criação do novo estado deverá ser realizado no prazo de seis meses a contar da data da publicação do decreto. O projeto é de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

Valter Pereira lembrou que o atual estado do Mato Grosso do Sul foi desmembrado do Mato Grosso em 1977, por iniciativa do regime militar, e os resultados da divisão foram benéficos para ambos os estados.

- Nós hoje demos um passo significativo nesse projeto de redivisão territorial. Quero tranquilizar a área remanescente do Pará, que, em vez de perder uma significativa região, vai, na verdade, ajudar a construir um novo estado para que os dois consigam alavancar o seu desenvolvimento - disse o senador, parabenizando todos que lutaram por esse ideal.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) recordou que a criação do estado do Tocantins, a partir do estado de Goiás, também trouxe benefícios para os dois entes federativos. Também em aparte, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) lembrou que, em um primeiro momento, foi contra o desmembramento de seu estado para a criação do Mato Grosso do Sul, mas agora percebe que a economia de ambos os estados se expandiu rapidamente com o passar dos anos.



01/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada realização de plebiscito sobre criação do estado de Carajás

Mozarildo volta a defender plebiscito sobre criação do estado de Carajás

CCJ aprova realização de plebiscito para criação do estado do Carajás

Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul

Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul

Valter Pereira comemora aprovação de novas regras para o Conselho de Ética do Senado