Valter Pereira diz que Ministério do Desenvolvimento Agrário impediu assentamento em Mato Grosso do Sul



O senador Valter Pereira (PMDB-MS) criticou decisão do Ministério do Desenvolvimento Agrário de impedir o assentamento de 1.500 famílias de trabalhadores sem-terra no extremo sul de Mato Grosso do Sul e pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que intervenha na questão. Os sem-terra, segundo informou o senador, em discurso no Plenário, nesta quinta-feira (21), estão ocupando a BR-163 e demais estradas vicinais da região em protesto contra a medida.

O assentamento, segundo Valter Pereira, já havia sido negociado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que também adotou todas as normas administrativas necessárias junto aos proprietários da região. As famílias, contou o senador, seriam assentadas na Fazenda Santo Antonio, perto do município de Itaquiraí.

Faltava somente a consentimento do Gabinete de Segurança Institucional, mas o Ministério do Desenvolvimento Agrário não encaminhou o pedido necessário, questionou todo o procedimento do Incra e decidiu "começar tudo da estaca zero", disse Valter Pereira.

- Os burocratas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que deveriam estar incumbidos de destravar o processo, colocaram uma trave. Em vez de mandar o pedido para o Gabinete de Segurança Institucional, não o fizeram - disse.

A alegação do ministério, contou o senador, éa de que os títulos expedidos pelo estado nos anos 50 não teriam validade. "Os burocratas" da pasta, disse, reportaram-se às Constituições de 37 e de 46.

- Buscaram no baú toda uma legislação que nada tem a ver com a realidade que estamos vivendo para, ao final, dizer que os títulos emitidos naquela época não têm valor e que essas áreas na faixa de fronteira não podem servir para assentamentos das famílias. Enquanto isso, a situação se complica e as mil e quinhentas famílias estão lá esperando uma solução - afirmou o senador.

Valter Pereira disse que conversou com Erenice Guerra, sub-chefe da Casa Civil, que prometeu uma solução para o problema e disse não aceitar a obstrução feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Mas a solução está demorando a chegar, observou.

Segundo o senador, fica difícil explicar para as famílias o que está acontecendo, já que tudo estava praticamente resolvido e prometido pelo Incra, que é um órgão do governo, "do governo do PT".



21/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul

Valter Pereira parabeniza Mato Grosso do Sul por 32 anos de existência

Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul

Valter Pereira elogia programa de combate a drogas no Mato Grosso do Sul

Valter Pereira diz que "um veto do Planalto" impediu que ele fosse relator da CPI das ONGs

Ruben Figueiró pede solução para conflito agrário em Mato Grosso do Sul