Valter Pereira elogia programa de combate a drogas no Mato Grosso do Sul
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) comemorou em Plenário, nesta segunda-feira (7), a execução, em seu estado, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa, voltado para crianças e adolescentes, é a versão brasileira para o curso antidrogas norte-americano Drug, Abuse, Resistance, Education (Dare), lançado em 1983 naquele país.
No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e contempla três fases: o Proerd para o 5º ano do ensino fundamental e para o 7º ano; e o Proerd destinado aos pais. Os instrutores que trabalham com o projeto são policiais militares escolhidos por rigorosa seleção e submetidos a treinamento didático específico.
- Tudo o que os pequenos precisam saber sobre as drogas, acabam aprendendo. Eles ficam sabendo, por exemplo, que cocaína e maconha não são as únicas drogas perniciosas que existem. Descobrem que existem o álcool e o fumo, os quais não são ingênuos agentes de toxidez. Aliás, não existe agente tóxico que seja ingênuo - disse.
Valter Pereira criticou ainda o governo federal pelos baixos investimentos em programas de prevenção contra o uso de drogas. Segundo ele, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo Ministério da Justiça em agosto do ano passado, assegura proteção apenas parcial a jovens em situação de risco, uma vez que não contempla menores de 19 anos.
Em apartes, Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestaram seu apoio a Valter Pereira.
07/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul
Valter Pereira parabeniza Mato Grosso do Sul por 32 anos de existência
Valter Pereira comemora 30 anos da criação de Mato Grosso do Sul
Valter Pereira diz que Ministério do Desenvolvimento Agrário impediu assentamento em Mato Grosso do Sul
Valter Pereira aplaude 'mea culpa' de Lula sobre política de combate às drogas
Serys elogia programa que paga ao proprietário para preservar cerrado no Mato Grosso