Valter Pereira felicita comunidade nipônica pelo centenário da imigração
O senador Valter Pereira (PMDB-MS), em discurso nesta quinta-feira (19), felicitou a comunidade nipônica brasileira pelo centenário da imigração e mencionou as contribuições de sua cultura e de seus costumes, como a culinária e os esportes, entre outros.
- Somos gratos pela preferência que tiveram pelo Brasil, por sua imensa capacidade de trabalho e amor ao país que escolheram para ser o seu - disse.
O parlamentar citou os valores intrínsecos aos japoneses, como dedicação ao trabalho, disciplina e respeito aos princípios éticos, que os fizeram conquistar a simpatia dos brasileiros e superar os obstáculos iniciais. Ressaltou a importância do enriquecimento proveniente da miscigenação entre as duas culturas, informando que hoje a miscigenação atinge 61% dos yonsei, os bisnetos dos imigrantes.
Valter Pereira lembrou-se ainda da comunidade nipônica de Mato Grosso do Sul, que reuniu muitos moradores da cidade japonesa de Okinawa, e em especial do primeiro morador japonês de Campo Grande, Kosho Yamaki, que plantava hortaliças e foi professor e criador da primeira escola para japoneses na capital. Ele citou ainda o livro A Saga da Colônia Japonesa em Campo Grande, publicado recentemente pela Associação Nipo-brasileira de Campo Grande.
19/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Com influências da cultura nipônica, Registro preserva história da imigração japonesa
Com influências da cultura nipônica, Registro preserva parte da história da imigração japonesa
Com influências da cultura nipônica, Registro preserva parte da história da imigração japonesa
Valter Pereira saúda mulheres pelo Dia Internacional
CASA homenageia Centenário da Imigração Japonesa
Exposição homenageia centenário da imigração japonesa