Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança
O senador Valter Pereira (PMDB-MS) lamentou o atentado contra o jornalista Amaury Ribeiro Júnior, do jornal Correio Braziliense, baleado na noite desta quarta-feira (19), na Cidade Ocidental (GO), durante reportagem para uma série especial sobre violência no entorno do Distrito Federal. O episódio levou o senador a criticar o volume de investimentos destinado pelo governo federal ao PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da Segurança Pública e a cobrar maior vigilância nas fronteiras do Brasil com países vizinhos, porta de entrada para o tráfico de drogas e o contrabando de armas.
- Estou solidário ao jornalista, que foi punido pelo crime organizado por estar em seu encalço a serviço do bem. Esse também é um atentado contra a liberdade de imprensa - afirmou.
Em relação ao PAC da Segurança Pública, apontou como defeito o volume de investimentos anunciado até 2012 - R$ 7 bilhões -, considerado insuficiente para ações mais audaciosas na área. Condenou também a ausência de recursos para cidades que fazem fronteira com outros países, como Corumbá (fronteira com a Bolívia) e Ponta Porã (fronteira com o Paraguai).
- Como combater o narcotráfico se se despreza a fronteira? Isso é o que alimenta o crime organizado nas grandes cidades - afirmou.
Valter Pereira também defendeu a participação das Forças Armadas no combate à criminalidade. Em vez de colocar esses militares em operações nas favelas, o parlamentar considerou mais eficaz, entretanto, atribuir à tropa a tarefa de vigiar a fronteira brasileira, que estaria escancarada.
20/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valter Pereira lamenta atentado contra jornalista e critica PAC da Segurança
Valter Pereira critica debilidade da segurança pública
Valter Pereira lamenta invasão do MST a fazenda da Cutrale
Valter Pereira lamenta morte do radialista Rui Pimentel
Valter Pereira lamenta a morte do ex-deputado Nelson Buainain
Valter Pereira lamenta constrangimento imposto a aluna da Uniban