Valter Pereira lamenta números do Ideb, mas reconhece esforço do governo na educação
Por outro lado, ressalvou Valter Pereira, embora o ensino público tenha se mostrado "um fracasso nos últimos dez anos", é preciso reconhecer que o governo finalmente acordou, referindo-se ao lançamento do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE).
- Esta já é a terceira manifestação do presidente da República neste seu segundo mandato a respeito dos males da educação. E ainda bem que, ao despertar, o governo estabeleceu metas. O objetivo do ministro da Educação, Fernando Haddad, é que os alunos alcancem metas compatíveis com o ensino de países mais desenvolvidos até 2021. Mais que isso, os alunos deverão aprender a ler até os oito anos de idade - enfatizou.
O parlamentar por Mato Grosso do Sul observou ainda que, para alcançar as metas programadas, o Ministério da Educação (MEC) deflagrou estratégias de fortalecimento do ensino fundamental, como a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de convênios com as prefeituras que, por meio de um ranking do Ideb, passarão a receber mais recursos à medida em que apresentarem melhor desempenho no setor.
02/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Randolfe lamenta resultados do Ideb e aponta estagnação na educação básica
Valter Pereira lamenta invasão do MST a fazenda da Cutrale
Valter Pereira lamenta morte do radialista Rui Pimentel
Valter Pereira lamenta a morte do ex-deputado Nelson Buainain
Valter Pereira lamenta constrangimento imposto a aluna da Uniban
Valter Pereira lamenta morte do radialista Ramão Achucarro